Seguidores

sábado, 16 de dezembro de 2023

ACÁDIOS



Os Acádios eram da tribo dos Semitas, eles formaram um poderoso Império na região da Mesopotâmia depois de entrarem em guerra para tirar o poder do povo Sumério em torno de 2.300 a.C. foi o um império multiétnico, governado a partir de um centro. 

Os Acádios moravam na cidade Sumeriana da Acádia, eles falavam o Sumério com um sotaque carregado, que hoje é chamado de Idioma Acadiano. Os Acadianos portanto, eram os moradores de uma das cidades fundadas pelos Sumérios e muitos dos Acádios eram Sumérios.

O Império Acadiano exerceu influência na Mesopotâmia, no Levante e na Anatólia, ao enviar expedições militares ao sul até Dilmum e Magão (atual Barém e Omã) na Península Arábica.

O período Acadiano é geralmente datado de c. 2334 até c. 2154 a.C. 

O Império Acadiano atingiu seu ápice político entre o século XXIV e XXII a.C., seguindo as conquistas de seu fundador Sargão da Acádia. Sob o regime de Sargão e seus sucessores, a língua Acádia foi brevemente imposta aos Estados vizinhos conquistados, como Elam e Gutium. A Acádia é considerado como o primeiro império da história, mas isso não é bem verdade, pois o mítico personagem Nimrud, que é relatado na Bíblia como um grande conquistador, já tinha montado um império, bem antes.

Sargão o Grande derrotou o último rei Sumeriano que foi o Rei ou Lugal Zaguesi, Zaguesi foi Rei ou Lugal da cidade de Umma, mais tarde Zaguesi tornar-se-ia rei de toda Suméria, tendo a cidade de Uruk como a capital de seu império. Foi o único membro da terceira dinastia de Uruk e teria governado o país por por 25 ou 34 anos (dependendo da interpretação da lista real suméria).

Quando Sargão derrotou Zaguesi, ele desfilou com o antigo monarca, exibindo-o preso com uma canga em seu pescoço e matando-o logo em seguida.

Sargão o Grande ou Sargão da Acádia é um personagem histórico muito famoso, a história de sua infância é parecida com a história de Moisés, quando este foi colocado por sua mãe no Rio Nilo e foi achado pela filha do Faraó.

Na verdade, a história de Moisés que é parecida com a história de Sargão, já que o Grande Rei Sargão da Acádia nasceu primeiro que Moisés. O Rei Sargão nasceu por volta de c. 2 300 a.C. e Moisés nasceu 1560 ou 1500 a.C.. Isso dá cerca de 800 ou 740 anos de diferença. 

O nome do pai de Sargão é La'ibum, mas por algum motivo na lenda, ele diz não ter conhecido seu pai.

Segundo a lenda, o rei Sargão da Acádia foi colocado em uma cesta de junco e lançado no rio por sua mãe. Ele foi resgatado por Aqqi, que o adotou como seu próprio filho. Já crescido, Sargão foi protegido pela deusa Ishtar, ela era uma deusa Sumeriana, patrona da cidade de Ur, Ishtar era a deusa do amor e da guerra, seu nome original Sumério é Inana.

A deusa Ishtar  introduziu Sargão na corte do Rei ou Lugal ou Patesi Ur-Zababa, rei da cidade de Kish com as funções de servidor de vinho, copeiro, palavra essa que no mundo antigo era conhecido como Escanção.

Não devemos nos esquecer de que tanto a os Sumérios quanto o Egito, tinham culturas ribeirinhas. Colocar um bebê num cesto à prova d’água pode ser considerado uma maneira um pouquinho mais satisfatória de livrar-se duma criança do que jogá-la num aterro sanitário, o que era mais comum.

“Sargão, rei forte, rei de Akkad [Acádia], eu sou. A minha mãe era uma sacerdotisa, o meu pai, não sei. A minha família paterna habita a região da montanha. A minha cidade [de nascimento] é Azupiranu, que fica na margem do rio Eufrates. A minha mãe, uma sacerdotisa, concebeu-me, em segredo. Ela colocou-me numa cesta de junco, com betume ela calafetou a minha escotilha. Ela abandonou-me no rio do qual eu não podia escapar. O rio levou-me até Aqqi. Aqqi, o carregador de água ergeu-me quando mergulhou o seu balde. Aqqi, o carregador de água, criou-me como sendo seu filho adotivo. Aqqi, o carregador de água, colocou-me a trabalhar no seu jardim. Durante o meu trabalho no jardim, Ishtar amou-me de modo que durante 55 anos governei como um rei.” (Citação resumida de A lenda de Sargão, de Brain Lewis.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário